quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Doenças, Distúrbios e Transtornos: Autismo

O autismo é uma disfunção de desenvolvimento, crônica, incapacitando a evolução normal de uma criança e se manifesta tipicamente no terceiro ano de vida. É caracterizada por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e de linguagem. As crianças geralmente apresentam reações anormais a sensações diversas como ver, ouvir, tocar, sentir e degustar. A comunicação (linguagem) é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas de uma forma não usual, assim levando a crer que há um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.

A causa do autismo ainda é desconhecida. Pesquisas feitas em gêmeos idênticos indicaram que a causa pode ser, em parte, genética, porque tende acontecer nos dois irmãos gêmeos. Ainda que a maioria dos casos de autismo não tenha nenhuma causa conhecida, alguns casos podem estar relacionados a alguma infecção por vírus, fenilcetonúria (doença genética causada pelo defeito ou ausência da enzima PAH), ou a síndrome do X frágil.

As crianças que apresentam o autismo se comportam como se as outras pessoas não existissem, rejeitam qualquer contato físico, ignoram a maioria das pessoas e não reagem quando alguém fale com elas ou as chamem pelo nome.

Com frequência demonstram poucas emoções. São indiferentes ou tem medo de seus colegas, alguns se tornam extremamente passivos, mais amigáveis quando a interação é iniciada por outra pessoa. São desinteressadas e distantes com as coisas que acontecem ao seu redor.

Pessoas com essa disfunção possuem dificuldades em comunicação e de interagir socialmente, tendo como consequência a apresentação problemas sociais e comportamentais. Quando alguém fala com uma criança autista, normalmente ela tem dificuldade de entender o que foi dito.

Os sintomas do autismo geralmente persistem ao longo da vida.

Existem poucos tratamentos atualmente, visto que os resultados são pequenos e demorados.

É usada geralmente como tratamento a hipoterapia (andar de cavalo), musicoterapia, terapia da fala, e a natação. O apoio recebido pela criança em casa e com os especialistas também é muito importante para a sua melhora.

Existem atualmente algumas associações e institutos para receber as crianças com necessidades especiais, assim como escolas preparadas com pessoal adequado para facilitar a interação da criança com o mundo.

A Associação de Amigos do Autista – AMA é uma associação que foi criada por um grupo de familiares que se propuseram a fazer um serviço público, atendendo quanto pessoas fossem possível e gerando conhecimentos sobre o autismo. Para mais informações acessem o site e o Twitter da AMA:

7 comentários:

  1. Mto bom!!! Fale tb sobre a dislalia e a dislexia, são distúrbios neurológicos tb ligados a pedagogia e psicologia!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas Paula! o proximo post será sobre a dislexia que realmente é um assunto bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar também a relevância dos tratamentos que aqui no Brasil são chamados de "Método ABA" (sigla do inglês Applied Behavior Analysis), que é o único tratamento psicológico para autistas que é oferecido e custeado pelo governo dos Estados Unidos, baseado nas técnicas da Análise do Comportamento.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica "Anônimo", quando pesquisei não achei nada relacionado ao "Método ABA". Abs.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS LIPE, PELO ARTIGO MUITO INTERTESSANTE!ESTOU FAZENDO UMA ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA E ESSA SUA MATÉRIA SOBRE OS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS SÓ VEM ACRESCENTAR.VALEU DE VERDADE SOU SUA FÃ. BJS .TENHO ALGUMAS MATÉRIAS DEPOIS SOCIALIZO AQUI NO SEU BLOG SE PERMITIR .TE ADORO! SIMONE- SUA PACIENTE-RSRS

    ResponderExcluir
  6. Valeu mesmo Mone! fiquei muito curiosoe feliz por ter escolhido esse assunto para o post, e depois que o escrevi, fiquei muito emocionado e bem interessado pela área. É um tipo de ajuda que podemos dar a esses crianças/adultos que faz com que realmente nossa profissão faça o sentido que lhe é merecida, e concerteza se eu tiver tempo pretendo fazer parte de uma equipe para ajudar nessa causa! beijão! Ah! também sou seu fã... hehe...

    ResponderExcluir
  7. Table tennis in a titanium strength system - TITAN
    The tatn has four holes. titanium tv alternative A standard titanium vs steel ball is the same size titanium 170 welder as a titanium trim regular tennis ball. There are 4 holes in the center of the base titanium tube and the

    ResponderExcluir