terça-feira, 9 de agosto de 2011

Behaviorismo: B. F. Skinner - Behaviorismo Radical


Burrhus Frederic Skinner
O fundamento do trabalho de Skinner se refere a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante.

O trabalho de Skinner é o complemento, e o coroamento de uma escola psicológica (behaviorismo). Skinner escolhia utilizar experimentos que derivavam da física e outras ciências, conduzindo trabalhos pioneiros em psicologia experimental.

O Behaviorismo Radical é uma abordagem da psicologia que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética (raça, espécie), a história de vida da pessoa e o ambiente em que ele esta inserido (cultura).

Skinner analisa um comportamento (emocional, cognitivo ou motor) cosiderando o contexto em que ele ocorre e os acontecimentos envolvidos nessa conduta. O behaviorismo radical nega a importância científica de indicadores dualistas, já que para Skinner o ser humano é único e uniforme, pois segundo ele não é possível desagregar ou distinguir elementos humanos.

A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito do comportamento operante. A teoria do condicionamento operante segue o princípio de que a ocorrência de um estímulo discriminativo aumenta a probabilidade de ocorrência de uma dada resposta, e após essa resposta segue-se um estímulo reforçador, podendo ser um reforço (positivo ou negativo) que estimula um comportamento, ou uma punição (positiva ou negativa) que reduz a probabilidade de ocorrência do comportamento em situações parecidas.

O condicionamento operante segue o modelo Sd – R – Sr, onde Sd representa o estímulo discriminativo, aumentando a probabilidade de ocorrência de uma resposta R, após a resposta segue o estímulo reforçador Sr, que pode ser um reforço ou uma punição.

“No condicionamento operante, um mecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais frequente” escreveu Skinner.
 
Nesse sentido, o behaviorismo radical vai entender o comportamento do ser humano e de outros organismos como uma interação entre estímulos do ambiente e respostas do organismo, sendo determinado por três tipos de seleção: filogenética que é o repertório compartilhado por uma mesma espécie, ontogenética referindo-se ao repertório particular de cada pessoa ou organismo (história de vida), e cultural que se refere ao repertório compartilhado por pessoas da mesma cultura.

"A Caixa de Skinner"
Skinner desenvolveu estudos através de suas observações em ratos e pombos, utilizando um equipamento que ele mesmo inventou chamado “Caixa de Skinner”. O aparelho é adequado para o estudo de animal, onde, o rato é colocado dentro da caixa fechada que contém uma alavanda e um fornecedor de alimento ou água. Quando o animal aperta a alavanca sob certas condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento (ou gota de água) é fornecida. Após o animal ter fornecido a resposta desejada, o experimentador pode colocar o comportamento do animal sob controle de uma variedade de estímulos. Além disso, esses comportamentos podem ser modelados ou modificados gradativamente até aparecerem respostas que não faziam parte do repertório do indivíduo. O éxito destes experimentos levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem aplicam-se a todos os seres vivos.

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