terça-feira, 2 de agosto de 2011

Behaviorismo: Watson e o Behaviorismo Metodológico

John B. Watson
O Behaviorismo é uma palavra inglesa, que se refere ao estudo do comportamento. O primeiro behaviorista explícito foi John B. Watson (1878 - 1958), que em 1913 lançou uma nota onde afirmava que a Psicologia deveria ser redefinida como estudo do comportamento.

O Desejo de Watson era tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos, e que teria como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer individuo. Para ele a psicologia tinha que se limitar ao estudo dos comportamentos observáveis direta ou indiretamente.

A Psicologia de Watson rejeitava qualquer termo ou conceito mentalista. Na sua concepção, termos como “imagem”, “sensação”, “mente” e “consciência” não significavam nada na sua ciência do comportamento, mas esses processos eram ignorados por uma questão de método, e não porque não existiam.

Watson defendia a importância do meio em que o individuo esta inserido na construção de desenvolvimento do mesmo. Os seus estudos eram baseados no condicionamento clássico (vide 2º Post: http://tludovico.blogspot.com/2011/07/condicionamento-classico-tratamento.html), conceito desenvolvido pelo fisiologista Ivan Pavlov.

Segundo ele, o comportamento dos organismos responde a situações de acordo com sua rede neural, a qual está condicionada pela experiência (história de vida de cada individuo). Entre os fatos relativos ao comportamento, estavam os reflexos e os reflexos condicionados, para o Behaviorismo de Watson um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.

Watson apresentou vários experimentos para representar as suas idéias e, para apoiar a sua afirmação de que a Psicologia era uma ciência.

Vídeo falando sobre o Behaviorismo de Watson e suas experiências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário